Quando um colaborador entra na empresa é necessário que ele se sinta acolhido e essa é uma etapa muito delicada pois ele precisa entender como a empresa funciona e os outros colaboradores devem ajudar nessa hora. Essa integração influencia diretamente no clima organizacional, por conta disso vamos te dar algumas dicas nesse texto para você fazer isso da melhor maneira!

A importância da integração

A integração não é somente para o novo colaborador se sentir bem, o momento ideal para que ele entenda os valores e culturas da empresa é esse, se torna necessário que ele entenda os principais objetivos e como a função dele irá ajudar no dia a dia.

Vale ressaltar que é importante analisar o comportamento do novo colaborador pois existem opiniões diferentes e isso deve ter a devida atenção para evitar possíveis conflitos com outros colegas. Exemplo: enquanto um colaborador pode ser totalmente ligado a tecnologia outro pode ter dificuldade em abandonar suas raízes.

Mas isso não deve se tornar um problema e o investimento em comunicação interna ajuda bastante nesse tipo de situação.

Como fazer uma integração da maneira correta

Antes de fazer uma integração é importante ter um planejamento de como ela vai ser feita, ela precisa ser padronizada e precisa conter os principais objetivos, além de sempre ser revisada para constantes melhorias.

Nesse planejamento você pode colocar os principais assuntos que serão abordados, o que a empresa é, as metas etc. Veja algumas dicas:

  1. Defina as principais normas e regras

Essa etapa é fundamental para ele entender o que pode ser feito ou não, coloque o que é importante e deixe bem claro a missão, visão e valores da empresa.

  1. Esclareça a função

O colaborador precisa entender de uma forma muito clara a importância da função dele, o porquê foi contratado e as suas metas pois só assim ele conseguirá comprar a ideia da empresa.

  1. Treinamento

Dê treinamentos sobre a área que ele irá atuar, dessa forma ele ficará mais habilidoso e logo no começo já pode ganhar destaque.

  1. Pergunte

Pergunte ao colaborador novo quais as dúvidas e curiosidades dele, essa é a hora que vocês podem trocar várias informações, esclareça tudo para evitar qualquer problema no futuro.

Benefícios da integração

A integração só traz vantagens para a empresa, as principais são um bom clima organizacional e grande produtividade. Com uma integração bem-feita os colaboradores conseguem ter uma comunicação clara, uma equipe que é feliz e tem harmonia transmite isso na imagem da empresa.

Como consequência positiva, a produtividade aumenta pois os colaboradores entendem qual é o papel deles e seus principais objetivos.

Conclusão

Nesse texto você viu o que é a integração, a importância dela, como realizar e seus principais benefícios. O RH deve estar atento a buscar melhorias nessa etapa pois ela é muito importante.

Esse processo só traz vantagens para a empresa e ter os colaboradores alinhados, com objetivos claros e identificados com a empresa é ótimo né? Nos conte como funciona a integração na sua empresa 😉

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