O feedback é uma das melhores ferramentas de gestão nas empresas. Ele ajuda na hora de passar para os colaboradores tanto os pontos positivos quanto os negativos e essa é uma hora que a empresa deve tomar muito cuidado pois um feedback que não for passado da forma correta pode trazer muitos problemas.

Basicamente podemos definir esse conceito como um processo que muitos gestores utilizam para avaliar as habilidades e os pontos a melhorar dos colaboradores. Cada empresa tem uma maneira de dar esse feedback e muitas começaram adotar o feedback 360, a diferença desse estilo é que o colaborador recebe a opinião de outros colaboradores além de seu superior e isso possibilita uma melhor análise dos pontos que precisam ser corrigidos.

Como fazer o feedback 360?

Ele pode ser divido em três etapas: autoavaliação, avaliação do gestor, avaliação dos colegas.

Autoavaliação: o colaborador se avalia e coloca os pontos positivos e negativos.

Avaliação do gestor: o gestor avalia todos os pontos do colaborador.

Avaliação dos colegas: os outros colegas devem avaliar o colaborador.

Vantagens desse estilo de feedback

Como o colaborador é avaliado pelo gestor e por outros colegas ele consegue entender que de fato precisa mudar tais comportamentos, muitas vezes quando só uma pessoa fala isso pode acabar indo para o lado pessoal.

Uma das coisas mais bacanas de receber esse feedback é que o colaborador pode receber uma orientação para treinamentos e isso vai garantir uma melhoria no desempenho dele, outro benefício com relação a isso é que existe uma melhoria no clima organizacional, ele sabe que o gestor está sendo sincero com ele e isso é muito benéfico para a empresa.

Preparação do líder

É muito importante que o líder esteja bem-preparado para dar esse feedback. Ele não é fácil de ser feito e a pessoa que está recebendo precisa entender que não se trata de nada pessoal e são só melhorias para a carreira profissional.

Conclusão

Vimos então que o feedback é essencial para as empresas e se torna cada vez mais necessário. Entendemos também quais são as principais vantagens que esse estilo de feedback traz. E aí, qual é o estilo de feedback que você adota na sua empresa?

Quer saber mais sobre o Easydots?