People Analytics ou análise de pessoas é uma estratégia que o RH usa para diminuir o turnover, reter mais talentos e entender os principais problemas que os colaboradores possuem. Ele é ótimo para as empresas pois os gestores conseguem entender melhor o perfil de seus colaboradores e assim tomar as decisões corretas.

Essa estratégia é baseada em coleta, organização e análise dos dados para entender os principais problemas que a empresa enfrenta.

Como funciona o processo?

  1. Coleta dos dados

O primeiro passo é fazer uma pesquisa e coletar os dados, essa pesquisa pode ser feita dentro da empresa, através das redes sociais e os candidatos que têm interesse em trabalhar na empresa podem participar também.

  1. Cálculo

Depois de coletar os dados é hora de realizar os cálculos e ver o que foi recebido conforme as perguntas realizadas.

  1. Análise

Essa é a hora que você vai conseguir tomar as decisões corretas analisando quais são os principais pontos a serem melhorados. Você poderá descobrir várias coisas sobre a organização como um todo.

Vantagens do People Analytics

O People Analytics traz várias vantagens para o RH e o principal motivo é porque com essa análise é possível se basear em dados concretos para entender melhor os colaboradores. É possível descobrir o que mantém os profissionais engajados com a empresa, aumentar a produtividade e contratar de uma forma bem mais objetiva.

Um dos principais problemas que as organizações apresentam é o turnover, a saída e entrada de colaboradores de uma forma constante pode trazer grandes custos para a empresa. Analisando o perfil dos colaboradores a empresa consegue manter esses funcionários bem mais motivados e evitar que isso aconteça.

Ainda existe muitas empresas que não investem em um RH estratégico, mas é bem importante dar a devida atenção a essas etapas pois elas ajudam a empresa crescer.

Aplicação do People Analytics

Para ter um resultado bom, é necessário fazer o passo a passo da forma correta para evitar erros durante o processo. Vamos te explicar o que você deve fazer para começar:

Defina as principais necessidades

É importante que você olhe para dentro da empresa e defina qual os principais problemas para focar no que precisa ser melhorado.

Escolha do software

Agora que já está definido as necessidades é hora de escolher um software que atenda essa demanda.

Conheça o software

Busque ao máximo o conhecimento sobre o software pois assim você irá conseguir explorar todos os benefícios que ele traz.

Comece com os dados que você tem

Mesmo que no começo você tenha poucos dados, comece com os dados disponíveis e com o tempo você vai testando.

Conclusão

Podemos concluir então que essas estratégias de RH estão cada vez mais presentes nas organizações, elas trazem ótimos resultados e se você ainda não usa nenhuma busque encontrar uma que atenda as necessidades da sua empresa.

Nesse texto você viu o que é People Analytics, como funciona o processo, as principais vantagens e a aplicação dela dentro das organizações. Se gostou, compartilhe em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre o Easydots?