A demissão silenciosa é um conceito que vem ganhando grande espaço no mundo do RH, nas últimas semanas, milhões de jovens realizaram vídeos relatando que estão aderindo à demissão silenciosa. A rede onde teve mais repercussão foi o Tik Tok, também por ser a mais utilizada entre os jovens de 16 a 24 anos.

Estamos em uma era onde o estresse por condições precárias no trabalho, é cada vez mais constante. A demissão silenciosa, consiste basicamente em realizar o mínimo possível dentro do ambiente de trabalho, se faz somente o necessário e assim a saúde física e mental pode se manter em dia. Muitos jovens não podem desistir do emprego, por isso decidiram adotar a demissão silenciosa.

Essa atitude deve ser observada pelos gestores e empresários, para que possam elaborar estratégias e consigam manter esses colaboradores engajados com a ideia da empresa.

Tiveram diversos relatos sobre jornadas abusivas, funções excessivas, falta de apoio, proibição ao home office, etc. As áreas mais afetadas foram programação e tecnologia.

A importância de uma boa gestão

Para evitar essa prática dentro das empresas, é fundamental uma boa gestão. Um dos principais pontos, é separar o pessoal do profissional e fazer com que o colaborador entenda que é apenas uma prestação de serviço. Os profissionais muitas vezes, carregam um grande peso por pensar que não estão “vestindo” a camisa da empresa. Feedbacks constantes, elogios, e recompensas podem ser ótimas maneiras de motivação.

Objetivo da demissão silenciosa

Os profissionais de hoje em dia buscam benefícios diferentes, flexibilidade e oportunidade de crescimento estão em primeiro lugar. Pensando nisso, o grande objetivo não é deixar de fazer as funções no trabalho, mas só o necessário. Dessa maneira, é possível alinhar a vida pessoal com a profissional, o grande problema dos profissionais de hoje é fazer demais quando muitas vezes não precisa. Esse tipo de atitude gera muito desgaste emocional.

Quais são as vantagens de uma demissão silenciosa?

Como dito, o objetivo dessa demissão, é equilibrar a vida pessoal e a profissional. Esse equilíbrio influencia diretamente na saúde mental dos colaboradores, ou seja, com várias pessoas realizando esse movimento é possível construir um ambiente saudável na rotina.

Outro ponto positivo que merece destaque, é a melhoria na gestão e a valorização dos profissionais. Nesse tipo de situação, os gestores são obrigados a entender o que estão fazendo de errado. É bem possível que com essas demissões, empresas comecem a valorizar mais os profissionais. Além disso, podem buscar entender com eles, quais as melhorias a se fazer.

A proteção contra o “Burnout”

Burnout pode ser definido como esgotamento profissional, é onde o colaborador se sente tão exausto que não consegue mais entregar o seu trabalho. Ele é um risco do trabalho excessivo, e pode causar problemas sérios na saúde física e mental do colaborador.

A demissão silenciosa pode ajudar na prevenção desse fenômeno, o colaborador evita trabalhar em excesso, e dessa maneira previne o Burnout.

Relação de trabalho

De acordo com o Estado de Minas, “A qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, (31%) mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros”.

A demissão silenciosa auxilia em uma melhor relação de trabalho, quando os funcionários não trabalham de forma excessiva, ficam mais felizes e produzem muito mais.

Diferença entre demissão silenciosa e “corpo mole”

Muita gente pode entender que com esse estilo de demissão, o colaborador irá ficar fazendo “corpo mole” apenas esperando a hora de ir embora. Na verdade, a intenção não é essa, o objetivo é trabalhar todo o tempo que estiver na empresa, mas nada, além disso. O colaborador não irá:

  • Levar o trabalho para casa;
  • Passar do horário constantemente;
  • Permitir excesso de funções;
  • Responder mensagens ou e-mails após o turno de trabalho;

Novas gerações

A tendência é que esse estilo de movimento seja cada vez mais comum, as novas gerações estão nascendo com a tecnologia na palma da mão, e muitas vezes a busca pelo sucesso vem com uma definição bem diferente. Muitos jovens não enxergam o sucesso em uma posição de líder, por exemplo. É importante que os empresários comecem a olhar e entender qual a definição de sucesso para esses colaboradores.

Com as redes sociais, a força do movimento cresce de uma forma absurda, o que será um grande desafio para os gestores. A demissão silenciosa, como citado, ganhou força através do Tik Tok, e quando se trata de uma repercussão na internet, o desafio é muito maior.

Conclusão

Nesse texto você viu o que é a demissão silenciosa, quais os benefícios que esse equilíbrio pode trazer, os desafios para os gestores, e muito mais. Obrigada por chegar até aqui. Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

Quer saber mais sobre o Easydots?

Referência: FUNCIONÁRIOS felizes são, em média, 31% mais produtivos, diz pesquisa: Não existe uma fórmula certa para a felicidade, cada empresa tem suas particularidades. Por isso, é importante cultivar bons hábitos. ESTADO DE MINAS , [S. l.], ano 2019, 16 set. 2019. página 1, p. 1-1. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2019/09/16/interna_emprego,1085530/funcionarios-felizes-sao-em-media-31-mais-produtivos-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 5 set. 2022.