Demissão em massa: entenda tudo sobre esse tema e quais os direitos dos colaboradores!
Em momentos de crises financeiras é comum acontecer demissões em massa prejudicando muitos colaboradores, trata-se de um momento muito delicado então exige muito profissionalismo tanto por parte do RH que está realizando a demissão quanto do colaborador que está recebendo. Um grande exemplo de crise foi o coronavírus, com a pandemia muitas pessoas foram demitidas por conta do corte de gastos que as empresas tiveram que realizar.
Esse tipo de ação deve ser muito bem pensada para evitar qualquer problema com a justiça, é importante realizar estratégias que garantam o direito de todos e não dê tanto prejuízo assim. Em alguns casos como a pandemia, o governo ajudou reduzindo horas de trabalho, suspensões de contrato etc.
O que é demissão em massa?
O conceito de demissão em massa significa demitir vários colaboradores ao mesmo tempo por conta de algum problema que a empresa está passando. Geralmente o problema está relacionado a parte financeira, onde o objetivo da demissão é reduzir os custos.
Quando surgiu a demissão em massa?
Esse estilo de demissão é considerado recente, elas começaram a ser vistas no Brasil apenas em 1990, na década de 70 e 80 não era comum acontecer isso nas empresas. Um dos grandes motivos para essas demissões foi a terceirização de boa parte dos serviços reduzindo assim o número excessivo de colaboradores.
De alguns anos para cá, principalmente no ano de 2022, essas demissões estão aumentando de forma considerável e um dos ramos que mais faz essa prática são as startups. Ebanx e Quinto Andar estão entre os nomes que realizaram um número alto de cortes, unicórnio MadeiraMadeira também se juntou a onda de demissões e no dia 9 de agosto desligou em torno de 60 funcionários do seu quadro, as áreas mais afetadas foram produto, design e tecnologia. Outra startup conhecida que também realizou demissões foi a Loggi.
Há uma semana, o Product Guru’s que fala sobre a humanização da área de produtos digitais publicou no LinkedIn:
“Pessoas que trabalharam na MadeiraMadeira e Loggi sintam-se abraçadas e saibam que podem contar com a gente no que precisar.” Além da frase, eles publicaram a lista dos colaboradores demitidos para que outras empresas possam contratar. A publicação teve um número alto de compartilhamento e é uma ótima maneira dos profissionais se ajudarem.
Muitos desses colaboradores postaram textos sobre essa demissão, o que gerou grande repercussão.
Diferença entre Layoff e Demissão
O Layoff pode ser definido como uma suspensão do contrato de trabalho podendo ter uma suspensão total ou apenas uma redução de jornada, mas não existe a demissão de fato. Após o final do período de suspensão, o colaborador pode retomar ao trabalho.
Quando estamos falando de demissão, é um encerramento do contrato de trabalho onde para alguma das partes não faz mais sentido continuar a parceria.
Regras da Suspensão de Trabalho
- A suspensão é sempre temporária então deve durar de 2 a 5 meses;
- O colaborador deve ser avisado da suspensão com 15 dias de antecedência;
- É obrigatório possuir uma ajuda mensal quando o colaborador estiver suspenso;
- Se o colaborador estiver suspenso e for demitido, o empregador deve pagar uma multa;
Como manter a calma nesse momento tão delicado?
Como dito, o momento de demitir alguém não é nada fácil, quando são várias pessoas esse desafio se torna ainda maior. Vamos citar algumas dicas para ajudar:
Dê o dever para o líder
O RH deve compreender que muitas vezes o papel dele é burocrático e o comunicado de um desligamento pode ser feito pelo líder. Afinal, quem acompanhou toda a jornada, o dia a dia do colaborador foi o líder do setor, por isso a importância de ele realizar esse papel.
Comunicação clara
O motivo do porquê estar demitindo determinado colaborador deve ser passado de forma muito clara para ele, em boa parte das vezes é um problema que a empresa está passando e explicar isso de maneira objetiva ajuda a não causar nenhum trauma.
Planejamento
É importante que você elabore estratégias de como irá demitir os colaboradores e como causar o menor impacto negativo possível.
Esclareça os direitos
Quando colaboradores são demitidos é extremamente comum a busca pelos direitos, a empresa deve estar atenta e seguir tudo de acordo com a lei pois caso contrário pode ganhar um processo trabalhista.
Comunicar a equipe que fica
É possível que ao demitir alguns colaboradores outros também queiram sair, ter uma comunicação clara com os que continuarão na empresa ajuda a evitar isso.
Conclusão
Nesse texto você viu o que é demissão em massa, o porquê ela acontece e tudo sobre o grande aumento que ela vem tendo ao longo dos anos. Acesse nosso conteúdo para saber mais sobre RH.
Quer saber mais sobre o Easydots?
Referência: Products Guru’s, LinkedIn, 2022. Publicação. Disponível em: <https://www.linkedin.com/posts/product-guru-s_vagas-carreira-oportunidade-activity-6963101768247336961-MnfE?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web>. Acesso em: 18 de ago. 2022.