O relógio de ponto sempre foi muito utilizado como uma necessidade pelas empresas, ele serve para coletar os horários dos colaboradores e dessa forma ter um controle. Por possuir um contexto histórico muitas empresas ainda utilizam, porém com a tecnologia muitas outras maneiras de controlar o ponto surgiram e nesse texto vamos te explicar melhor sobre o assunto, acompanhe a seguir.

Com tantas soluções modernas de controle de ponto, o relógio ponto não tem mais tanta eficácia como tinha antes pois outras ferramentas conseguem ter uma maior precisão na hora de calcular a jornada de trabalho dos colaboradores.

Como funciona o relógio ponto manual?

O relógio ponto é um equipamento que é instalado na empresa para os colaboradores registrarem o ponto. É colocado um cartão ponto feito de papelão na máquina e dessa forma ela registra os horários de entrada e saída dos colaboradores. Por muitos anos, o Departamento Pessoal utilizou desse relógio e no fim do mês somava horas extras, faltas etc.

Acontece que esse estilo de controle causa diversas desvantagens para a empresa, vamos citar algumas aqui!

  1. Erros no cálculo

Cada colaborador preenche o seu cartão de forma individual, na hora de realizar o fechamento dessas horas acontece diversos erros humanos causando grandes problemas para a empresa.

  1. Infraestrutura

O relógio ponto causa diversos custos de infraestrutura para a empresa, ele precisa de um lugar para ser instalado e durante o uso pode estragar diversas vezes trazendo assim custo com manutenção.

  • Manutenção
  • Local para instalação

3.Fraudes

A possibilidade de um colaborador registrar o ponto pelo colega é muito grande quando se trata desse tipo de controle, basta apenas pegar o cartão ponto manual e colocar na máquina. Se a empresa não possuir câmeras ou alguma gerência por perto, o colaborador pode abusar disso.

  1. Processo manual

Se em uma empresa com poucos colaboradores já é gasto diversas horas com esses cálculos, imagine em uma empresa de porte grande. Todo esse processo vai exigir diversas horas da equipe, além de possuir o risco de cometer erros na hora de calcular horas extras, faltas etc.

  1. Não possui integração

Sistemas de ponto digital como por exemplo o Easydots possui integração com alguns sistemas de RH possibilitando a exportação dos dados, com o cartão cartográfico não existe essa alternativa causando erros na hora da análise dos horários.

  1. Gasto com papel

Cada ano que passa a preocupação com o meio ambiente aumenta e com as empresas não é diferente, é importante que a sua empresa se preocupe com o gasto de papel, a utilização de um sistema de ponto digital pode auxiliar muito na economia de papel.

Motivos para trocar o cartão cartográfico

Os motivos citados são uma grande razão para eliminar o cartão cartográfico de vez na sua empresa, um sistema de ponto digital te dará muito mais tempo e economia. Com um aplicativo igual o Easydots você terá:

  • Horas somadas automaticamente
  • Nenhuma manutenção
  • Diminuição do risco de fraude
  • Maior controle
  • Economia de papel
  • Integração com sistemas de RH
  • Segurança no registro
  • Implantação fácil

São diversas vantagens que o ponto digital tem, é importante a empresa sempre avaliar quais são os principais objetivos e quais dessas vantagens são mais válidas para poder realizar a troca.

Além disso, por meio dessa automatização de processos a equipe de departamento pessoal automaticamente começa a ser mais produtiva pois as horas que eram gastas realizando os processos manuais podem ser usadas para outra coisa.

O controle de ponto digital está dentro da lei?

Uma das grandes dúvidas que os empresários possuem é se esse tipo de controle está dentro da lei, a resposta é sim, o ponto digital está dentro de todas as portarias e decretos.

Conclusão

Nesse texto você viu as principais desvantagens do controle de ponto de forma manual, são diversos erros e com o texto podemos concluir que o relógio de ponto cartográfico é coisa do passado e hoje a melhor maneira de controlar o ponto é através da tecnologia.

Conheça mais sobre o Easydots, o aplicativo traz toda a tecnologia do controle de ponto e automatiza diversos processos do departamento pessoal.

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais!