A semana de apenas 4 dias de trabalho já está sendo realidade em diversos lugares, muitos empresários estão sentindo um aumento da produtividade e estão aderindo o trabalho apenas de segunda a quinta. Para muitos colaboradores, três dias para descansar ao invés de apenas 2 serve para conseguir organizar muita coisa e dedicar o tempo a família. Dessa maneira é possível equilibrar a vida pessoal e profissional evitando diversos problemas como estresse e ansiedade.

Essa novidade começou fora do Brasil, mas hoje muitas empresas brasileiras já adotaram essa prática e estão tendo bons resultados.

Jornada de 5 dias e 8 horas por dia

Antigamente era comum muitos trabalhadores realizarem diversas horas de trabalho causando muito estresse. No início do século XX, a jornada de 5 dias já era visível e tinha como principal objetivo melhorar a vida dessas pessoas.

No Brasil foi após a constituição de 1934 que os direitos trabalhistas começaram entrar em vigor, adotando a jornada de 8 horas diárias.

Como funciona o trabalho de 4 dias?

Como o nome já diz, o trabalho é realizado em apenas 4 dias da semana, de segunda a quinta no caso. Essa ideia é projetada já faz algum tempo e o que acelerou esse processo foi a chegada do covid-19, onde muitas ideias de trabalho tiveram que ser repensadas. Empresas que possuem o foco no bem-estar do colaborador começaram se adaptar as mudanças.

O trabalho remoto foi uma dessas mudanças, colaboradores que antes trabalhavam presencialmente começaram a trabalhar em casa tendo assim uma maior qualidade de vida, e agora mesmo que remoto alguns já estão trabalhando apenas 4 dias.

Imagine, a quinta-feira se tornar o dia do happy hour sem preocupações para o dia seguinte? para alguns a ideia é excelente, mas tudo precisa ser avaliado!

Onde essa semana já está sendo utilizada?

Existem diversos países que estão utilizando esse estilo e ainda alguns que mudaram mais algumas coisas.

Bélgica

Bélgica foi um dos países que adotou essa prática no início do ano de 2022, agora a semana de trabalho terá apenas 4 dias úteis, além disso os colaboradores podem ignorar mensagens e e-mails que são encaminhados fora do horário de trabalho, eles não serão mais obrigados a responder e não receberão punição por isso. Outra coisa que os belgas fizeram de diferente foi que dentro desses 4 dias é necessário fazer 38 horas, isso aumenta a quantidade de horas diárias para não trabalhar na sexta.

Na maioria, a adoção dessa semana acontece nos países europeus, Dinamarca, França e Reino Unido são grandes apoiadores dessa nova maneira de trabalho. Um dos países que mais teve sucesso foi a Islândia, eles fizeram o teste em diversos campos de trabalho no país e obtiveram muito sucesso!

Os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país a adotar de forma integral a semana de 4 dias, significando que até o governo e os bancos utilizam dessa jornada.

Principais Empresas

Uma das empresas mais conhecidas foi a Unilever, que adotou o teste dessa semana de 4 dias durante um ano em 2020. A Microsoft do Japão resolveu fazer o teste em 2019 resultando em um aumento da produtividade em 40%. No Japão também, a Panasonic anunciou para os funcionários que quem tivesse interesse poderia aderir.

Quais os principais benefícios dessa semana?

O principal objetivo dessa semana é o bem-estar corporativo, o que acontece é que quando os empregadores fornecem melhores condições de trabalho os colaboradores se sentem mais motivados e produzem mais. Uma semana de 4 dias iria trazer um dia a mais de folga para esses colaboradores, dessa maneira essas pessoas sentem que precisam entregar produtividade e esforço de uma maneira maior do que antes.

Além disso, passar mais tempo com a família ao invés de viver trabalhando reduz consideravelmente os níveis de estresse, evitando assim o risco de uma síndrome de Burnout.

Aqui vamos citar algumas vantagens:

Maior produtividade

Maior qualidade de vida

Ambiente alegre no trabalho

Aumento das vendas

Redução de Turnover

Diminuição do Estresse

Maior comprometimento

Melhora no relacionamento interpessoal

Mais comunicação

O que diz a lei?

A legislação não diz nada sobre a proibição desse tipo de jornada, de acordo com a lei o teto é 44 horas semanais, mas a diminuição dessas horas pode ser dada sim por parte do responsável. Vale lembrar que a diminuição dessas horas não pode prejudicar outros direitos como décimo terceiro e férias.

Conclusão

Nesse texto você viu sobre onde começou a semana de 4 dias, as principais vantagens dessa semana e os resultados que algumas empresas tiveram. Algumas empresas brasileiras também começaram o projeto e estão tendo bons resultados. O que você acha sobre esse tema? Nos conte um pouco através do direct!

Quer saber mais sobre o Easydots?