Muitas empresas que possuem colaboradores externos ou que não conseguem estar presentes o tempo todo sofrem com o desafio de saber o que esses colaboradores estão fazendo, se estão chegando no horário, como estão se comportando etc. Acontece que muitas empresas acabam invadindo o espaço do funcionário, por isso é tão importante que o empresário esteja atento ao que diz a lei para que não invada a vida particular do funcionário evitando assim maiores problemas.
A boa notícia é que com o aumento da tecnologia as empresas conseguem sim saber se seus colaboradores estão trabalhando e onde estão naquele momento. Acompanhe o texto a seguir:
Monitoramento de equipes externas
Uma das principais maneiras de monitoramento é com as equipes externas: vendedores externos, motoristas, entregadores etc. O empregador precisa verificar se a rota estabelecida está sendo cumprida para tomar as devidas providências.
É permitido realizar o monitoramento através dos GPS dos celulares, mas nesses casos é interessante que a empresa forneça o celular para o colaborador ou tenha a autorização para fazer esse rastreamento no celular individual.
Vale sempre lembrar que o objetivo principal deve ser monitorar a atividade realizada pelo funcionário e não a vida dele. Agora veja alguns exemplos de colaboradores externos:
- Engenheiros
- Motoristas
- Vendedores externos
- Motoboys
- Eletricista
- Representante de vendas
É legal para o empregador ter esse tipo de controle, mas vamos citar aqui alguns cuidados para você ter quando decidir realizar esse tipo de rastreio:
- Transparência
O primeiro passo é informar o colaborador que ele está sendo rastreado, precisa ter uma transparência nesse momento para que fique bem claro o motivo do rastreamento e para que fique entendido que o objetivo não é vigiar.
Além disso, uma política de rastreamento realizada juntamente com um advogado é bem válida para evitar qualquer tipo de problema na justiça.
- Todos deverão ser rastreados
Não faz sentido o empregador querer rastrear só um colaborador e isso pode ser entendido como perseguição, dessa maneira todos os colaboradores externos deverão ser rastreados.
- Regime CLT
Esse rastreamento através de GPS só poderá ser realizado em colaboradores que são regidos pela CLT, freelancers ou outros estilos de trabalho não devem utilizar esse rastreamento pela falta de vínculo empregatício.
Como o controle de ponto pode auxiliar?
Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram a utilizar o controle de ponto de uma forma mais tecnológica onde a localização pode ser acessada na hora do registro de ponto. Quando o empregador não estiver na empresa, mas precisa ter um controle se o colaborador realmente está lá basta apenas utiliza dessa tecnologia.
Em aplicativos como por exemplo o Easydots, é possível ver a localização na hora que o colaborador registra o ponto, e caso esse colaborador registre em um outro local que não seja o trabalho, o empregador é notificado.
Situações que o rastreamento ajuda
- Controle de horários dos colaboradores;
- Gestão de pessoas mais eficiente;
- Maior utilização da tecnologia;
- Aumento da pontualidade;
- Contribuição para alcance das metas;
O que a lei diz sobre isso?
Não existe nada específico na lei sobre o rastreamento de colaboradores, pelo fato de a tecnologia ser muito recente não existe nenhum texto na CLT que fale sobre isso.
Mas como dito, o colaborador deverá ser avisado e a empresa precisa dessa autorização para rastrear. Se o colaborador estiver sendo rastreado não sabendo da prática pode gerar grandes problemas na justiça.
Além disso, o objetivo deve ser sempre acompanhar o trabalho. Outro item importante é que a empresa explique e deixe bem claro o motivo desse rastreamento.
O respeito com relação ao horário é muito importante, o colaborador jamais poderá ser rastreado fora do horário de trabalho pois isso pode ser considerado invasão de privacidade.
Conclusão
Podemos concluir que o rastreamento de funcionários pode ajudar muito a empresa a possuir um maior controle do trabalho feito, mas que o cuidado deve ser grande para não ter problemas maiores.
Nesse texto você viu sobre rastreamento de equipes externas, os cuidados que a empresa deve tomar e as principais vantagens de realizar esse tipo de controle.