A síndrome de burnout pode ser definida como uma exaustão emocional relacionada ao trabalho, geralmente ela acontece quando o individuo sofre muitas pressões no dia a dia gerando mais preocupação e ansiedade tanto para a pessoa quanto para a empresa. Cada ano que passa essa síndrome vem se tornado mais comum nos profissionais.
Com o passar do tempo os profissionais se cobram por resultado principalmente porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. É normal existir uma cobrança por bons resultados, mas é bem importante analisar até que ponto isso está te afetando.
Uma outra causa é o fato de o indivíduo não se sentir capaz de realizar determinada tarefa enfrentando assim uma dificuldade que ele mesmo criou dentro de si.
Todo mundo vivencia situações de estresse, mas não é saudável quando ela se torna constante e quando isso acontece o ideal é procurar um psicólogo e buscar a terapia adequada.
Principais sintomas da síndrome
Mudança de humor;
Tristeza;
Isolamento;
Depressão;
Ansiedade;
Lapsos de memória;
Dificuldade de concentração;
Negatividade excessiva;
É muito importante que a pessoa identifique o quanto antes esses sintomas para que possa tratar e viver de forma tranquila. Além disso, se os familiares ou amigos notarem que a pessoa possui alguns desses sintomas podem dar o apoio necessário.
Tratamento
O tratamento pode ser feito através de terapia com pequenas atividades para a pessoa ir realizando ajudando a ter mais controle sobre esses sentimentos negativos. Os profissionais que podem ajudar a pessoa são os psicólogos ou psiquiatras e o tratamento varia de acordo com cada caso.
Podemos concluir então que a síndrome está se tornando constante ao longo dos últimos anos e todo profissional deve cuidar disso pois é necessário viver uma vida saudável em todos os âmbitos.