A jornada de trabalho como o próprio nome já diz ela é o tempo que o colaborador passa trabalhando, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar. Ela deve ser controlada por meio do registro de ponto. Existem vários estilos de jornada e a mais conhecida é a de 44 horas semanais, mas durante esse texto iremos te mostrar várias outras para você ficar por dentro do assunto.

Regime CLT

Esse estilo de jornada segue todas as regras de acordo com a CLT. O colaborador trabalha 44 horas semanais podendo trabalhar 8:48 minutos de segunda a sexta e tendo folga sábado e domingo, ou trabalhando 8 horas por dia e 4 horas no sábado, folgando no domingo.

Intervalo intrajornada

O intervalo durante a jornada do trabalhador se torna obrigatório de acordo com o art. 71 da CLT, qualquer jornada que ultrapasse 6 horas deverá no mínimo ter 1 hora de descanso. Se a jornada for menor que 6 e mais que 4 horas o intervalo deverá ser de 15min.

Lembrando que a lei permite o acordo entre empregador e empregado desde que não ultrapasse esses limites.

Horas extras

Existe também a possibilidade de fazer horas extras, que também pode variar de acordo com o que a empresa e o colaborador achar melhor, existem empresas que preferem pagar as horas extras e outras que trabalham com o banco de horas em que se o colaborador tiver essas horas a mais e precisar realizar alguma atividade pode utilizar elas.

Escalas

12×36

Nesse estilo de jornada o colaborador trabalha 12h e folga nas próximas 36 horas. Ou seja, se você trabalha em uma segunda das 8h às 20h o seu próximo dia de trabalho será na quarta-feira.

Estágio

Nesse modelo de trabalho, as horas geralmente são reduzidas. O estagiário pode trabalhar 40 horas semanais, ou 6h por dia e existe a opção de trabalhar apenas 4h por dia.

Escala 5×1

O colaborador trabalha 5 dias e folga 1 que pode ser decidido entre um acordo o dia da folga.

Escala 5×2

Esse estilo é o mais clássico em que o colaborador trabalha 5 dias e folga 2, geralmente são os colaboradores que trabalham de segunda a sexta com a jornada de 8:48 por dia.

Escala 4×2

O colaborador trabalha 4 dias seguidos e folga 2, nesses 4 dias em vez de trabalhar 8 horas ele precisa fazer 11 horas.

Escala 6×1

Como o nome mesmo já diz, trabalha 6 dias e folga 1. É um exemplo bem comum nas empresas.

Escala 24×48

Essa escala é a que o colaborador trabalha 24 horas e folga 48h, geralmente usada com seguranças etc.

Conclusão

Esses foram alguns exemplos de escala que um colaborador pode fazer, lembrando que isso varia muito de acordo com a profissão e como a empresa e o colaborador acharem melhor, muito se diz sobre jornada flexível e é uma ótima forma de manter os colaboradores motivados.

Quer saber mais sobre o Easydots? Clique no botão abaixo!