Aposto que você também busca mais resiliência na sua vida, ela é uma das características mais procuradas em todo ser humano e com ela bem trabalhada conseguimos suportar as diversas pressões do dia a dia. Tanto no trabalho quanto na vida pessoal passamos por grandes desafios e o nosso principal objetivo é: não desistir e permanecer convicto daquilo que decidimos para nossa vida.

Mas afinal, o que é resiliência?

Podemos definir a resiliência como a capacidade de voltar ao estado normal após sofrer algum tipo de pressão. Quando uma pessoa passa por uma grande adversidade e consegue retornar ao seu estado (tanto físico quanto mental) essa pode ser considerada uma pessoa resiliente.

Cada pessoa reage a uma maneira quando passa por uma dificuldade, umas tendem a desistir mais fácil, outras ficam abaladas e demoram mais tempo para se recuperar. A pessoa resiliente passa por essa dificuldade, analisa o problema e consegue encontrar soluções em cima disso, não significa que essa pessoa não irá sentir a pressão, mas provavelmente irá resolver a situação mais rápido.

Por que ela é tão importante?  

A resiliência nos proporciona muitas coisas pois com ela não iremos desistir tão fácil das coisas e isso gera muito resultado positivo. Todos nós passamos por pressão constantemente e não podemos deixar isso nos afetar negativamente, com a resiliência conseguimos manter um maior equilíbrio e continuar focado no objetivo.

Hoje em dia o mercado de trabalho busca profissionais que tenham inteligência emocional e resiliência, não basta apenas saber o técnico pois essas características são muito valorizadas. Além do mercado de trabalho, ela também precisa existir na nossa vida pessoal, as vezes passamos por problemas nos nossos relacionamentos amorosos, com amizades e não é por qualquer briga ou desentendimento que vamos acabar com o relacionamento.

Mas como posso desenvolver a resiliência?

Essa é a hora que chega a boa notícia, todos nós podemos desenvolver a resiliência. Ninguém nasce com total inteligência emocional e nós vamos adquirindo ela com o tempo, analisando como reagimos as diversas situações da vida. Vamos te dar 3 dicas para você se sair muito bem!

  1. Autoconhecimento

Um dos principais fatores para controlarmos as nossas emoções é o autoconhecimento. Quando entendemos as nossas fortalezas e fraquezas conseguimos trabalhar melhor elas e entender que certas situações irão te deixar mais aflito e outras nem tanto. Com isso bem claro conseguimos enxergar a situação como um todo e não somente nos colocar como vítimas.

  1. Se coloque no lugar do outro

As vezes alguém te falou algo ruim ou acabou se exaltando em algum momento, nessa hora é sempre legal nós tentarmos entender o lado daquela pessoa mesmo que as vezes seja muito difícil, pois as vezes foi só um momento de estresse e não significa que será sempre assim. Dessa forma conseguimos compreender melhor as atitudes das pessoas e ficar mais tranquilos.

  1. Flexibilidade

Ser resiliente é ter flexibilidade, com o passar do tempo muitas mudanças vão acontecendo nas nossas vidas e o fato de ser flexível irá possibilitar a maior adaptação dessas mudanças. Desenvolver a flexibilidade é essencial para o nosso crescimento.

Após entender nossas emoções e trabalhar em cima delas começamos a desenvolver o processo de resiliência, cada pessoa tem seu tempo necessário e isso você pode ir adaptando conforme o tempo.

Conclusão

Podemos concluir então que a resiliência é uma característica que deve ser trabalhada em todos nós pois possibilita o alcance dos objetivos. Gostou desse texto? Compartilhe nas suas redes!