A Análise SWOT é uma ferramenta estratégica usada por várias empresas para analisar o seu negócio e o que ele precisa melhorar. A sigla SWOT se baseia em 4 conceitos analisados dentro das empresas.

Forças
Fraquezas
Oportunidades
Ameaças

Essa Análise é muito importante para as empresas estarem realizando, com ela podemos analisar qual as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Forças: Dentro das forças é analisado o que a empresa possui que é o seu ponto chave. Ex: equipe forte, produto bom, tecnologia, suporte.

Um restaurante que possui uma ótima localização, tem um preço acessível, um atendimento excelente, bons profissionais e investe em tecnologia são exemplos das forças.

Fraquezas: Nas fraquezas precisa ver o que é necessário melhorar, os pontos que não estão bem alinhados. Ex: Falta de posicionamento, marketing.

Esse mesmo restaurante não possui um bom posicionamento no mercado, não investe em marketing e o concorrente dele faz isso, é uma grande fraqueza e precisa ser ajustada.

Oportunidades: Dentro do seu negócio, que oportunidades podem surgir para a empresa ir crescendo? Ex: com a minha empresa vou poder ter contatos com grandes empresas.

Jogadores famosos foram até a cidade que o seu restaurante está e eles podem escolher almoçar ali, esse é um exemplo de uma grande oportunidade que faria o restaurante ficar mais famoso.

Ameaças: O que seus concorrentes estão fazendo de diferente? Essa etapa é importante analisar o que dentro do mercado pode ocorrer que pode atrapalhar o seu negócio. Ex: Concorrente forte, difícil adaptação, perda de trabalhadores etc.

O concorrente está com uma tecnologia melhor, mais rápida e os clientes estão reclamando da sua? Tome muito cuidado e faça o possível para reverter essa situação.

Qualquer estilo de negócio pode fazer esse tipo de Análise, apesar de ter que fazer um estudo bem profundo ela é simples e prática de ser feita e serve para dar uma clareza aos objetivos e o que deve ser feito para melhorar. O ideal é fazer essa análise assim que se inicia um negócio, por muitas vezes os empresários quando estão otimistas e animados com a ideia de abrir algo novo não enxergam as fraquezas e o que pode acontecer de ruim, o melhor a se fazer é se preparar para as maiores ameaças pois caso elas aconteçam a empresa consiga encontrar uma forma de solucionar o problema.

Como identificar esses pontos dentro da minha empresa?

Podemos definir em duas etapas: ambiente interno e ambiente externo. Ambiente interno: Forças e fraquezas. Ambiente externo: Oportunidades e ameaças. No ambiente interno é onde a empresa tem controle do que está acontecendo e pode alterar isso de acordo com o que achar melhor, já no ambiente externo a empresa não tem controle, são fatores que acontecem que ninguém tem controle, como fatores econômicos, sociais etc.

Forças e fraquezas: A sua equipe pode ser uma vantagem ou uma desvantagem? A tecnologia usada na sua empresa é boa ou ruim? A localização do seu negócio é favorável ou o concorrente está em uma localização melhor? Esses são alguns dos exemplos que você pode se perguntar e avaliar isso no ambiente interno.

Oportunidades e Ameaças: Nessa etapa é importante analisar que fatores que estão acontecendo que podem influenciar meu negócio. Quais os fatores econômicos e políticos que podem atrapalhar? Existem fatores tecnológicos que podem ser ameaças?

Por que usar a matriz SWOT?

Para que um negócio tenha sucesso, é extremamente necessário conhecer ele profundamente, como é possível formular uma estratégia para alcançar algo sem saber o que pode vir pela frente? É bacana usar esse estilo de planejamento estratégico para que a companhia se conheça muito bem, dessa forma fica mais fácil criar um posicionamento forte no mercado e fazer com que a marca cresça.

E não significa que essa análise não vai poder ser alterada, com o passar do tempo a empresa vai evoluindo, tendo outras visões e aprendendo muito então as vezes é visto uma necessidade de mudar algumas formas de pensar e isso pode ser alterado sem problema nenhum, fazer ajustes é até interessante para que cada vez mais os objetivos da empresa estejam alinhados.

Agora que você já sabe como aplicar ela dentro da sua empresa e sabe todos os benefícios que esse estilo de planejamento traz, corre utilizar no seu negócio e ter muito sucesso pela frente.