Você sabe a importância do autoconhecimento na vida profissional e pessoal? Ele é um aliado do controle das emoções e o primeiro passo para isso é entender seus pontos fortes e fracos. Quanto mais investimento em autoconhecimento se torna mais possível tomar decisões assertivas de acordo com as coisas que mais gostamos ou não.

Na vida profissional, precisamos entender qual é o nosso perfil e trabalhar em cima das nossas fraquezas para que possamos alcançar o sucesso. Quando não temos definido isso acabamos nos frustrando pois é um círculo sem fim, então o ideal é descobrir o quanto antes.

Vantagens do autoconhecimento:

  • Mais decisão: você vai definir suas prioridades e entender o que realmente faz sentido para você. Dessa forma não é necessário mais gastar tanta energia em alguma coisa que não gosta.
  • Satisfação: Quando você sabe dos seus gostos tudo muda e você tem mais satisfação em fazer suas atividades diárias, não fica só esperando pelo fim de semana e começa a viver mais.
  • Motivação: Conseguimos nos manter motivados se estamos fazendo algo que gostamos, é muito mais fácil e a sensação é de que não estamos trabalhando, tudo soa de forma mais natural.
  • Vencimento dos medos: Quando fazemos coisas que gostamos, com o tempo adquirimos confiança e isso vai fazendo o medo sumir, dessa forma conseguimos vencer ele sempre que aparecer de forma mais fácil.
  • Comunicação mais clara: Por exemplo, se um empreendedor gosta de liderar, de estar com pessoas, consegue dar feedbacks e tudo mais passa uma comunicação mais clara para seus colaboradores e para todas as pessoas que estão a sua volta.
  • Administração do tempo: Quando você se autoconhece prioriza as coisas que mais gosta e dessa forma consegue administrar melhor o tempo, o tempo que sobra você consegue se dedicar em tarefas específicas e evoluir mais rápido.

Essas são apenas algumas das vantagens que o autoconhecimento traz, ele não é uma tarefa simples e sempre devemos nos manter de olho no que faz sentido ou não para nós. Seria perfeito se pudéssemos descobrir logo cedo o que amamos e acertar isso de primeira, infelizmente muitas vezes nós precisamos trocar de profissão várias vezes até descobrir o que realmente acelera nosso coração.

Não existe uma fórmula mágica para descobrir o que gosta, mas procure se observar e ver como você reage a determinadas atividades, você se imagina sendo um líder? Estar perto de pessoas te motiva?

É uma eterna tarefa você se auto-observar e com isso você vai ir descobrindo seus gostos, vontades, desejos etc. Em algumas situações você vai ter pontos fracos mesmo gostando daquilo, por exemplo: seu sonho é ser um líder, mas tem grande dificuldade em dar feedbacks, delegar tarefas, isso pode ser trabalhado para que você se torne um bom líder com o passar dos anos, mas para que isso aconteça é necessário entender no que você não é bom.

Ninguém nasce sabendo fazer tudo, é somente a experiência e a convivência com outras pessoas que nos fazem conhecer outras coisas. É preciso escutar as outras pessoas e ver novas maneiras de pensar para poder mudar e escolher o melhor para você.

Podemos finalizar esse texto com o pensamento de que não existe tempo certo para descobrir o que ama e que isso vai variar de pessoa pra pessoa, o quanto antes descoberto é melhor pois com isso definido você pode desenvolver habilidades na área específica que gosta e alcançar o sucesso profissional de acordo com o que acredita sobre ele.

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos e ajude eles a descobrir o que realmente amam fazer.

Quer saber mais sobre o Easydots?