O Metaverso é um termo que recentemente está ganhando muita visibilidade, o objetivo é criar um ambiente totalmente virtual onde as pessoas poderão realizar diversas atividades criando conexões reais. A ideia surgiu no ano de 1992 em uma novela chamada Snow Crash pelo autor Neal Stephenson, onde ele descreveu uma realidade totalmente baseada no mundo virtual em que as pessoas poderão se conectar uma com as outras de qualquer lugar do mundo!

Metaverso no RH

Esse universo está se tornando tão real que não poderíamos deixar de falar quais as mudanças que poderá ocorrer no mundo do RH. Com todo esse crescimento tecnológico o mundo profissional precisou se adaptar em várias situações e se o Metaverso vir a ser uma realidade não vai ser diferente.

Uma das principais características do âmbito profissional atualmente é o home office e a possibilidade de contratar pessoas em qualquer lugar do mundo. No mundo do Metaverso esse processo irá acelerar mais ainda, os colaboradores poderão realizar:

  • Entrevistas
  • Reuniões com clientes do mundo todo
  • Encontro com diversos clientes
  • Participar de dinâmicas

E o RH poderá dessa maneira:

  • Recrutar profissionais de qualquer lugar do mundo
  • Realizar o encontro com esses profissionais
  • Entrevistas com uma proximidade muito grande da realidade
  • Reuniões com as equipes
  • Realizar dinâmicas em grupo

Uma das principais vantagens desse universo é que as pessoas irão se sentir realmente conectadas aumentando assim a produtividade por parte dos colaboradores.

O Metaverso irá exigir uma grande mudança por parte das empresas pois terão que regulamentar novas políticas e adotar outras condutas. Mesmo que em um ambiente virtual é bem interessante manter uma cultura organizacional para que os colaboradores sempre estejam alinhados com essa cultura.

Horizon Workrooms

A Horizon Workrooms é uma plataforma que foi desenvolvida com as características do mundo Metaverso, através dos óculos quest 2 é possível ingressar em reuniões com avatares criados pelas pessoas realizando conversas, gestos, expressões etc. O principal objetivo é trazer a proximidade entre as pessoas diminuindo o isolamento causado pelo home office.

Conclusão

Podemos concluir então que o Metaverso por mais que pareça uma realidade distante já é possível analisar alguns traços desse universo virtual. Além disso, o RH por se tratar de pessoas precisa estar sempre se adequando ao crescimento da tecnologia. Nesse texto você viu: o que é o Metaverso, as principais mudanças que podem ocorrer no RH e quais as vantagens essa tecnologia pode trazer.

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre o Easydots?