O profissional de recrutamento e seleção tem uma enorme importância dentro de uma empresa, para o sucesso organizacional precisa que a seleção das pessoas que irão trabalhar naquele lugar seja muito bem-feita e quem se responsabiliza por isso deve decidir qual o profissional adequado para a área.

Dentro desse recrutamento existem etapas a serem seguidas e o ideal é seguir cada etapa da forma correta pois uma já pode fazer muita diferença na hora de escolher o candidato ideal para as necessidades que o cargo precisa.

Pontos a serem observados durante um processo de seleção

A seguir vamos listar alguns detalhes importantes de se observar em uma entrevista de emprego:

Horário;
Enquanto aguarda;
Cumprimento;
Postura;
Durante a entrevista;
Respostas;
Desligamento;

Horário: O entrevistado chegou no horário combinado? Se não chegou, avisou o motivo? Isso é bem importante de ser avaliado pois quando a pessoa chega atrasada e nem dá um jeito de avisar pode ser um sinal de descompromisso com o entrevistador.

Enquanto aguarda: Se o candidato se mantém muito agitado, se mexe muito, fala demais são ponto importantes para analisar também pois pode significar alguma coisa.

Cumprimento: O jeito do candidato cumprimentar pode indicar também algumas coisas, o ideal é que a pessoa sempre olhe dentro do olho, cumprimente com vontade e passar a sensação de que está ali de verdade.

A forma de sentar e a postura: Postura é algo extremamente importante, quando a pessoa está cabisbaixa ela tende a ficar com os ombros pra baixo, na entrevista é sempre importante observar isso pois pode indicar alguma coisa.

Comportamentos durante a entrevista: Essa hora é preciso analisar como o candidato se comporta diante das perguntas apresentadas a ele, candidatos que reclamam demais dos empregos anteriores pode ser um sinal negativo e o ideal é entender o porquê de tanta reclamação e validar se ele se encaixa ou não na vaga.

Respostas: Dentro desses processos sempre existe aquelas perguntas como: por que deveríamos te contratar? O que você tem de diferente que se encaixa nessa vaga? Por que você acredita que deve trabalhar nessa empresa? O candidato precisa ser específico com as respostas dele, respostas como: porque sou bom e esforçado, porque vou me dedicar são muito limitadas e muitas vezes isso não indica nada, é interessante falar das qualidades e como elas vão ajudar a empresa.

Desligamento de outras empresas: Quando é perguntado ao candidato o porquê de ele ter sido desligado de tais empresas é bem importante analisar o motivo da saída e ir fazendo perguntas para coletar o máximo de informações.

3 dicas que não podem faltar no seu processo seletivo

Para que todo esse processo seja mais tranquilo, vamos te dar algumas dicas para você usar e se sair muito bem como entrevistador:

  1. Dar tempo para o candidato responder

Os candidatos geralmente estão nervosos quando estão em uma entrevista e algumas perguntas podem ser totalmente inesperadas, quando fazer uma pergunta procure dar o tempo necessário para que ele dê uma resposta verdadeira, respostas boas e sinceras costumam vir depois de alguns minutos e ter calma nessa hora faz com que o entrevistado fique bem mais tranquilo.

  1. Não aceitar respostas muito objetivas

A forma de você conduzir esse processo indica muito as respostas que o entrevistado dá, para que você não tenha respostas objetivas, como o sim ou não o ideal é evitar perguntas objetivas, faça perguntas como: me conte mais sobre você, como foi sua carreira profissional até agora? me fale dos seus sonhos, o que te move, defeitos, qualidades etc.

  1. Insista nas respostas

As vezes surgem algumas respostas mais curtas, como por exemplo: “ah, eu saí de lá porque minha personalidade e do meu chefe era muito diferente.” Essa hora é legal tentar entender melhor, mas por quê? me conte algum projeto que vocês não se entenderam muito bem ou etc.

Perguntas essenciais para o seu processo

Além das dicas existem algumas perguntas bem específicas dentro de um processo seletivo, são perguntas clássicas, mas que funcionam muito bem. Vamos defini-las em três categorias.

Perguntas Básicas

  • No emprego que antecede o último, quais foram suas principais experiências?
  • Relate também o motivo da saída.
  • Vamos falar sobre aspecto financeiro, quanto você recebia nos seus últimos empregos? Considere salário e benefícios.

Perguntas Poderosas

  • Descreva o melhor parceiro ou supervisor com quem você já trabalhou. O que, no estilo de gestão dessa pessoa, era tão interessante?
  • Lembre-se dos seus trabalhos anteriores e das pessoas que precisou ter contato direto, consegue descrever um perfil que pra você foi difícil de lidar/trabalhar? Explique-me melhor sobre isso…
  • Conte-me qual foi a decisão mais difícil que você teve que tomar no último ano.
  • O que motivaria você a ir além do seu último cargo?
  • Qual foi a última vez em que você pediu feedback direto a um superior seu? Por quê?

Perguntas criativas

  • Como o seu gerente descreveria você? Agora me diga, como o seu melhor amigo descreveria você?
  • É meio-dia deste mesmo dia no ano que vem. O que você estaria fazendo?
  • É melhor enviar um projeto perfeito fora do prazo, ou um bom, dentro do prazo?
  • Em uma escala de 1 a 10, o quanto você se consideraria estranho?

Conclusão

Os processos seletivos variam muito de empresa para a empresa, varia de acordo com o candidato também, então é claro que isso sempre vai ir alterando. Como dito, algumas das perguntas são clássicas e existem comprovações de que elas funcionam muito bem, então utilize essas dicas, perguntas e veja como isso vai alterando no seu processo. Com o tempo, isso vai se tornar muito mais tranquilo e você vai ir moldando a forma de conduzir esses processos e terá muito sucesso.

Quer saber mais sobre o Easydots? clique no botão abaixo!