O clima organizacional nada mais é do que uma percepção em conjunto da imagem da empresa, essa percepção se dá através da estrutura, da maneira de lidar com os colaboradores, dos projetos, processos etc. Essa “imagem” é percebida pelos próprios funcionários e cada vez mais as empresas estão buscando melhorar nesse sentido.

Quando é analisado esse clima, muito se busca entender o que os colaboradores sentem ao trabalhar na empresa, o que buscam, o que entendem que precisa melhorar, o que pensam etc. Essa ferramenta tem uma grande importância para a melhoria da empresa pois a única forma de resolver os problemas é pedir a avaliação dos colaboradores para entender o que pode ser feito para melhorar.

Tempos atrás o que os colaboradores de uma empresa sentiam sobre ela não fazia tanta diferença assim, mas com o passar dos anos começou a ser percebido que as horas investidas no trabalho são muito importantes e boa parte das pessoas passam muito tempo se dedicando a esse âmbito então é visto uma necessidade de melhorar o ambiente dentro da empresa para que as pessoas se sintam mais motivadas e engajadas com o objetivo da empresa.

Com um bom clima organizacional, os colaboradores evoluem junto com a empresa. Quanto mais for incentivado o bom relacionamento mais as pessoas se sentem felizes e assim geram produção, eficiência etc. Um dos itens que se torna bem interessante é a diminuição da rotatividade dos colaboradores, todo o processo de contratação é um processo difícil e quando a rotatividade diminui esse trabalho se torna bem mais simples e a empresa passa uma imagem bem positiva para as pessoas.

Nesse conteúdo você vai conferir algumas dicas para que a sua empresa também evolua nessa etapa:

  1. Conheça melhor a sua equipe e os seus sentimentos

Quando estamos passando por algum problema muitas vezes não conseguimos identificar o que exatamente aconteceu ou o porquê de ter acontecido. Quando você conhece melhor seu colaborador isso fica mais claro, ele se sente mais aberto em falar dos problemas e quando ocorrer algum o ideal é você buscar a raiz dele para resolver, a comunicação com o colaborador facilita tudo isso e entender o que cada um sente é bem importante.

  1. Feedbacks

Os feedbacks precisam acontecer pois sem eles o funcionário não consegue entender se o trabalho feito está tendo resultado, se é o que a empresa busca e tudo mais. Existem vários modelos de feedback, semanais, mensais, a cada 3 meses e isso pode ser analisado de acordo com o que o gestor achar melhor. Nos feedbacks é sempre legal você trabalhar os pontos positivos e negativos de cada colaborador e ter muita leveza ao passar isso para ele para que não ocorra nenhuma falha na comunicação.

  1. Clareza

O funcionário precisa saber exatamente o que você quer como objetivo, ele precisa entender e além de entender precisa estar 100% comprometido em realizar esse objetivo então quanto mais claro você for melhor. Um dos grandes problemas das empresas é os funcionários não estarem com os mesmos objetivos que os gestores, para que uma empresa funcione as pessoas precisam acreditar nela e fazer o possível para que o sucesso venha.

  1. Flexibilidade

A flexibilidade é de muita importância pois as vezes um funcionário seu precisou sair para fazer algo, ou de repente vocês decidiram que o home office no momento está sendo melhor para ele, essa flexibilização é muito positiva pois transmite a ideia de que a empresa se importa com o colaborador e o que for melhor para ele poderá ser adaptado dentro do ambiente organizacional, mas isso é claro sem fugir dos objetivos da empresa.

  1. Treinamentos

Todo bom funcionário vai aproveitar ao máximo os cursos que a empresa oferecer para ele, muitas vezes as pessoas entram sem entender muito e geralmente não tem grande conhecimento na área, mas com a rotina do dia a dia aprendem muito e principalmente, elas buscam conhecimento. A empresa que disponibiliza e incentiva a prática do conhecimento só tende a crescer no mercado. O simples fato de você repassar o seu conhecimento e querer que seu colaborador aprenda faz o negócio funcionar e é claro, as pessoas se sentem muito mais motivadas.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você consiga fazer o máximo proveito delas e aplique diariamente elas dentro da sua empresa pois são de extrema importância para o sucesso profissional.

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