Toda empresa necessita de profissionais qualificados, mas além disso precisam de pessoas que estejam de acordo com os interesses que a empresa carrega. Atualmente as empresas buscam muito além de experiência, muitos profissionais são contratados pelos seus valores e as vezes tomam o lugar de pessoas que possuem mais experiência.
Mas claro que junto com os valores é importante que o profissional entenda a parte técnica da área. Isso varia muito pois existem áreas que a técnica é de muita importância, outras podem ser adquiridas com o tempo e não levam tanto em consideração.
Um dos maiores problemas das empresas é a grande rotatividade dos seus colaboradores, os gestores buscam cada vez mais investir na seleção de pessoas qualificadas para não precisar passar por todo o processo de contratação e demissão de determinado funcionário.
Uma pergunta que não quer se calar: como vou saber se o colaborador é o correto para a vaga? Olha não existe fórmula mágica e sempre existe a possibilidade da pessoa não se adaptar a função e acabar saindo, mas vamos te dar algumas dicas para facilitar esse processo.
Quando anunciamos uma vaga muitas vezes não pensamos exatamente quais as necessidades que precisam ser preenchidas. Esse é o primeiro passo pois se identificarmos exatamente quais as funções e as necessidades que cada vaga exige é mais fácil traçar o perfil que se encaixa e na própria divulgação transparecer isso.
Estratégia na hora da entrevista
Essa é a principal etapa de qualquer processo seletivo, utilize perguntas abertas para o candidato ter uma resposta mais demorada, pergunte sobre seus gostos pois isso vai te possibilitar entender se os valores dele bate com os da empresa. Observe o comportamento do candidato desde o momento que ele chega até o último minuto da entrevista, as pessoas transparecem muito o que estão sentindo através de expressões e gestos.
Cultura da empresa
A escolha do profissional sempre deve estar alinhada com a cultura da empresa, esse candidato tem perfil para o estilo da sua empresa? Por exemplo: se para você é importante que essa pessoa seja bem comunicativa e ela tiver pouca facilidade de falar com o entrevistador pode ser que não seja ideal para aquela vaga.
Esteja atento aos gostos do funcionário
Assim como a empresa precisa gostar do colaborador, o colaborador também precisa se sentir bem onde está trabalhando pois é uma via de mão dupla, se um dos dois não estiver bem é difícil manter um equilíbrio. Se os gostos do candidato encaixam com o que você busca é hora de dar match e finalizar a contratação.
Invista em tecnologia
Atualmente existem vários testes que quando feitos é possível ter uma base do perfil do candidato. Use e abuse das ferramentas que a tecnologia proporciona pois com o resultado dos testes feitos você consegue identificar com mais facilidade as qualidades e defeitos de determinada pessoa.
Como dito, não é sempre que a escolha vai ser certeira, mas com essas dicas é bem possível de acertar, isso também varia de acordo com a entrevista pois as pessoas são diferentes e mesmo que você tenha anotado tudo que precisa fazer acaba mudando durante o processo.
Quer saber mais sobre o Easydots?