Inteligência emocional no trabalho: Saiba como surpreender sua equipe e ser um grande líder.
Todos nós seres humanos temos nossos sentimentos, muitas vezes estamos felizes, animados e outras estamos com raiva, angustiados ou sem muita esperança. Quando estamos falando sobre inteligência emocional entramos na questão que um indivíduo precisa saber controlar e usar esses sentimentos ao seu favor seja no sucesso profissional, pessoal, espiritual etc.
Você já passou por alguma situação de extrema raiva e soube respirar e se acalmar? Parabéns, você foi inteligente emocionalmente, quando decidimos controlar o que vamos fazer com nossas emoções e não simplesmente fazer o que nosso emocional manda estamos sendo pessoas inteligentes.
As emoções estão presentes o tempo todo na nossa vida, aliás é por causa delas que buscamos ter sucesso, ir trabalhar todos os dias, ter uma família, encontrar um grande amor, enfim diversas coisas que trazem alegria e bem-estar para o ser humano.
Com a parte profissional não é nada diferente, na verdade é ai que precisamos ter grande inteligência emocional pois não podemos falar para o outro tudo que pensamos ou até mesmo ficar chateado por conta de coisas desnecessárias, no trabalho muitas e muitas vezes você pode se pegar não concordando com algum colega, ou frustrado por ter dado seu máximo e não ter atingido e assim por diante e isso precisa ser resolvido o quanto antes se não pode atrapalhar de forma absurda os seus resultados.
Por que a inteligência emocional é tão importante?
Estudos indicam que pessoas que sabem controlar suas emoções tem maiores chances de sucesso, e conseguem conquistar seus propósitos pois colocam grandes energias em cima disso. Ela se torna tão importante principalmente por conta disso. Quando adquirimos inteligência emocional nós melhoramos as relações com nossos colegas, nossa família e isso começa a nos manter motivados cada vez mais.
Como dito, a inteligência emocional é de extrema importância no sucesso profissional, mas como controlar minhas emoções para ser um bom líder dentro da minha empresa? Nesse texto vamos te ajudar a entender melhor como funciona e quais as técnicas que você pode utilizar para inspirar a sua equipe.
- Autoconhecimento
O primeiro passo para se desenvolver a inteligência emocional é se conhecendo, não tem como você tentar ter controle das suas emoções se você não tem a menor ideia de como você reage a elas ou o porquê de você sentir tais sentimentos diante de algumas situações.
- Seja pacífico
Quando passamos por situações de grande raiva ou estresse a nossa tendência é reagir tentando aumentar o tom de voz ou buscando ter razão no calor do momento, mas ao invés disso quando passamos por situações assim o ideal é esperar o tempo passar, procure sair daquilo o quanto antes e pense bem antes de tomar qualquer decisão.
- Compreensão
Compreenda o porquê de se sentir de tal maneira para depois decidir qualquer coisa, muitas vezes nós estamos desanimados com diversas coisas e qualquer problema no trabalho se torna uma desculpa para explodir. Tente entender se outras coisas na sua vida estão alinhadas e procure resolver o problema quando ele surgir.
- Se importe com o outro
Quando estamos nos cargos de liderança existe muita pressão em cima disso, e a responsabilidade atribuída aumenta com o passar do tempo. Procure sempre ver o lado dos seus colaboradores e busque entender o motivo pelo qual ele teve determinado comportamento.
- Tenha Constância
Se vamos lidar com nossas emoções é preciso ter constância e entender que ser inteligente emocionalmente é um processo e que cada pessoa leva seu tempo para aprender e entender isso, não desista nas primeiras tentativas e busque melhorar cada vez mais.
Conclusão
Nesse texto você viu as principais dicas para desenvolver inteligência emocional e a grande importância dela no dia a dia empresarial. E aí, você já utiliza uma dessas dicas? Conta pra gente!
Quer saber mais sobre o Easydots?