Dia: 24 de janeiro de 2022

Liderança feminina: a grande importância e as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho!

Com o passar dos anos a mulher vem ganhando espaço no mercado e em muitas coisas que antes não tinha hoje em dia boa parte delas são líderes em várias áreas do mercado. Por muitos anos existe a luta pela igualdade de gênero para que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens.

Apesar de muita luta, as mulheres ainda saem em desvantagem principalmente quando se trata do mercado de trabalho. Pesquisas mostram que as mulheres estudam mais, além disso tem várias tarefas domésticas que precisam fazer e muitas vezes ficam sobrecarregadas, os cargos que exigem as mesmas tarefas diversas vezes pagam mais o homem do que a mulher.

Apenas em 1934 foi dado o direito ao voto para as mulheres de forma legal, unindo de certa forma ao mercado de trabalho, sendo um dos fatos a ter ajudado a impulsionar, outra situação é que após as guerras mundiais muitas mulheres perdiam os maridos e tinham que sustentar a família. Ao longo dos anos foram conquistando, no século 20 muitas já possuíam o Ensino Superior que junto com as várias habilidades foram crescendo cada vez mais.

3 qualidades que as mulheres possuem na liderança

Mesmo tendo todas essas diferenças, as mulheres estão conquistando cargos importantes e liderando diversas pessoas, sendo grandes empreendedoras.

Estudam mais

Existem vários estudos que mostram que as mulheres têm mais chance de terminar graduações do que os homens. Elas conseguem fazer diversas funções ao mesmo tempo, aprendem muito rápido e se dedicam muito quando se trata de estudar.

Empatia

Mulheres tem mais sensibilidade, logo se colocam com mais facilidade no lugar das outras pessoas. São mais empáticas e se preocupam como as pessoas estão se sentindo. Dentro de uma empresa isso se torna muito vantajoso para um cargo de gestão de pessoas.

Liderança mais leve

As mulheres são mais leves quando se trata de liderança, sabem liderar uma equipe com uma ótima autoridade, sem ultrapassar os limites ou desrespeitar algum colaborador.

Quais são as maiores dificuldades enfrentadas?

Como dito, as mulheres tiveram que batalhar muito para conseguir se formar, trabalhar e apesar de cada ano que passa elas crescerem mais, ainda existe muito preconceito, muitas pessoas não respeitam determinadas gestoras pelo simples fato de ser mulher e elas sentem muitas dificuldades nesse sentido. Isso é claro que depende muito da área pois existem áreas como: recepção, enfermagem, secretária, assistente que são áreas que elas são muito bem aceitas.

Além disso, uma das maiores dificuldades é a conciliação das tarefas domésticas com o trabalho, as mulheres trabalham muito dentro das empresas e quando chegam em casa precisam cozinhar, lavar, passar, cuidar dos filhos e outras multitarefas que elas praticam.

Conclusão

Podemos concluir com esse texto que as mulheres têm sim muita dificuldade no âmbito profissional e ainda existe muito preconceito, mas mesmo com tudo isso, elas podem e devem crescer muito sendo assim grandes nomes para a sociedade.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes!

Quer saber mais sobre o Easydots?