Basicamente a cultura empresarial é a forma como as pessoas enxergam a empresa, é o conjunto das vivências diárias pelos colaboradores que constroem um estilo de cultura. Essa cultura deve ser bem trabalhada para sempre ser vista de forma positiva. Quando essa cultura é forte ela transmite uma imagem muito positiva para os profissionais que estão nela e isso só tende a fazer a empresa crescer cada vez mais.
Essa cultura deve mover os indivíduos dentro de uma empresa, ela precisa ser muito clara para poder manter a postura desses colaboradores.
Como é construída essa cultura?
Geralmente essa cultura possui base nos líderes da empresa, onde eles colocam os seus princípios e valores e costumam passar isso para os seus colaboradores entenderem todo o funcionamento. A liderança se torna muito importante essa hora pois necessita passar as principais regras.
Outros fatores que constroem a cultura de uma empresa:
Relacionamentos
Comunicação interna
Transparência
Posição do líder
Perfil das pessoas
Um ponto positivo que vale ressaltar de possuir uma cultura empresarial é que quando ela se constrói geralmente se mantém por muito tempo o que foi passado, pois independente de qualquer coisa os valores sempre devem ser seguidos.
Como colocar a cultura empresarial?
O primeiro passo para instalar a cultura dentro da empresa é definir os principais valores e princípios, o que realmente importa para a empresa precisa estar bem claro na mente dos líderes e colaboradores. Quando isso está bem definido as pessoas conseguem entender o que podem fazer ou não.
Além disso, é importante que o líder repasse uma maneira de se comportar diante de algumas situações pois o cliente precisa ter uma experiência parecida toda vez que vier frequentar a empresa.
Conforme o tempo for passando os colaboradores tendem a criar certos comportamentos parecidos e isso também faz parte da cultura e quando novos colaboradores forem entrando isso é repassado a eles de uma forma mais tranquila.
Estilos de cultura empresarial
Existem alguns estilos específicos de cultura empresarial e podemos separar eles em 4 principais:
Cultura do poder
Na cultura do poder é focado a liderança em apenas uma pessoa que geralmente é o líder da empresa.
Cultura de papéis
Nesse estilo de cultura os papéis são bem definidos e geralmente os colaboradores seguem a sua função. Não existe muito o acréscimo de ideias novas sendo esse um lado negativo.
Cultura de tarefas
É escolhido profissionais específicos para as funções, geralmente os colaboradores estão preparados para lidar com diversas situações e a sugestão de ideias é bem comum.
Cultura de pessoas
Esse estilo é focado nas pessoas que estão na empresa, sempre buscando entender melhor o que elas sentem e focando na gestão de pessoas como principal objetivo.
Conclusão
Vimos nesse texto a importância de estar bem definido uma cultura empresarial como também a importância dela dentro das organizações. E aí, qual estilo de cultura você está utilizando na sua empresa?