A criatividade está presente em vários setores e no RH não é diferente. Com o mercado em constante mudança, é necessário que o profissional seja cada vez mais criativo pois precisa usar diversas estratégias no dia a dia da organização. Os recursos humanos lida diretamente com pessoas e isso exige muita criatividade pois precisa agir de forma diferente com cada uma delas.

É importante que esse profissional acompanhe as principais tendências do mercado e o que mais traz resultado para a área, mas sabemos que não é fácil. Por conta disso, viemos te dar algumas dicas para desenvolver a sua criatividade:

Como ser mais criativo?

O primeiro passo é entender que você ser criativo não significa ficar inventando toda hora coisas novas, mas sim inovar em tarefas que já são feitas diariamente.

  1. Inspiração

É bem importante que você sempre busque alguma inspiração, analise o que outras empresas estão fazendo e o que tem dado certo. Dessa forma você pode ir adaptando ao seu ambiente.

  1. Acesse conteúdos de RH

Busque sempre consumir conteúdo com livros, sites, blogs. Isso irá abrir a sua mente para coisas novas.

  1. Ambiente

Conheça ambientes diferentes do que está acostumado, pessoas que são diferentes de você podem trazer uma ótima bagagem.

  1. Conheça a empresa

Busque conhecer melhor a equipe que você está trabalhando com questionários, perguntas e tudo mais. Dessa forma você irá saber o que fazer.

O Papel do RH em proporcionar um ambiente criativo

Além de precisar ser criativo, o RH também deve pensar em criar um ambiente onde os colaboradores possam expressar as suas ideias. Estudos indicam que quanto mais o ambiente for flexível e saudável mais trazem resultado para a empresa.

Um dos passos principais é identificar já no processo seletivo quais candidatos são mais criativos e quais precisam de ajuda para desenvolver. Dessa forma é possível, aos poucos ir melhorando a cultura organizacional da empresa.

Conclusão

Podemos concluir então que a criatividade é essencial tanto para o profissional de RH se desenvolver quanto para repassar isso para as demais áreas da organização, para as estratégias serem eficientes é necessário a junção de muita bagagem de conteúdo com a experiência do dia a dia.

Conta pra nós, você usa algum método para ser mais criativo? Se curtiu o nosso texto, compartilhe em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre o Easydots? clique no botão abaixo!